Termos e condições gerais da VIVOL
Estes Termos e Condições Gerais da Stichting Webshop Keurmerk foram elaborados em consulta com a Associação de Consumidores no âmbito da Consulta de Auto-Regulação do Grupo de Coordenação (CZ) do Conselho Social e Económico e entram em vigor a partir de 1 de Junho de 2014.
Estes Termos e Condições Gerais devem ser utilizados por todos os membros da Stichting Webshop Keurmerk, com excepção dos serviços financeiros referidos na Lei de Supervisão Financeira e na medida em que estes serviços sejam supervisionados pela Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros.
Índice:
Artigo 1 - Definições
Artigo 2 - Identidade do empresário
Artigo 3 - Aplicabilidade
Artigo 4 - A oferta
Artigo 5 - O acordo
Artigo 6 - Direito de retractação
Artigo 7 - Obrigações do consumidor durante o período de retractação
Artigo 8 - Exercício do direito de retractação pelo consumidor e respectivos custos
Artigo 9 - Obrigações do comerciante em caso de rescisão
Artigo 10 - Exclusão do direito de retractação
Artigo 11 - O preço
Artigo 12 - Desempenho e garantia adicional
Artigo 13 - Entrega e execução
Artigo 14 - Transacções de duração: duração, rescisão e prorrogação
Artigo 15 - Pagamento
Artigo 16 - Retenção do título
Artigo 17 - Procedimento de queixa
Artigo 18 - Litígios
Artigo 19 - Garantia das sucursais
Artigo 20 - Disposições adicionais ou diferentes
Artigo 21 - Alterações aos Termos e Condições Gerais da Stichting Webshop Keurmerk
Artigo 1 - Definições
Nestes termos e condições, são aplicáveis as seguintes definições:
- Acordo suplementar: um acordo pelo qual o consumidor adquire produtos, conteúdo digital e/ou serviços relacionados com um contrato à distância e estes artigos, conteúdo digital e/ou serviços são fornecidos pelo comerciante ou por um terceiro com base num acordo entre esse terceiro e o comerciante;
- Período de reflexão: o prazo dentro do qual o consumidor pode exercer o seu direito de retractação;
- Consumidor: a pessoa singular que não está a agir para fins relacionados com o seu ofício, negócio, artesanato ou profissão;
- Adeus: dia de calendário;
- Conteúdo digital: dados produzidos e entregues em formato digital;
- Contrato de arrendamento: um contrato para o fornecimento regular de bens, serviços e/ou conteúdos digitais por um período de tempo definido;
- Suporte de dados durável: qualquer dispositivo - incluindo correio electrónico - que permita ao consumidor ou comerciante armazenar informações que lhe sejam dirigidas pessoalmente de forma a permitir uma consulta ou utilização futuras durante um período de tempo adequado ao fim a que as informações se destinam e que permita a reprodução inalterada das informações armazenadas;
- Direito de retractação: a capacidade do consumidor de rescindir o contrato à distância dentro do período de reflexão;
- Empresário: a pessoa singular ou colectiva que é membro da Stichting Webshop Keurmerk e oferece produtos, (acesso a) conteúdos e/ou serviços digitais aos consumidores à distância;
- Acordo à distância: um contrato celebrado entre o comerciante e o consumidor no âmbito de um sistema organizado de venda à distância de produtos, conteúdo digital e/ou serviços, que, até ao momento da celebração do contrato, inclusive, faz uso exclusivo ou conjunto de um ou mais meios de comunicação à distância;
- Modelo de formulário de retirada: o formulário europeu de retirada constante do Anexo I a estas condições;
- Tecnologia de comunicação à distância: significa que pode ser utilizado para a celebração de um acordo, sem que o consumidor e o comerciante tenham de estar juntos na mesma sala ao mesmo tempo;
Artigo 2 - Identidade do empresário
Nome do empresário: Brink’s High Tech Parts B.V.
Endereço do ramo:
Habraken 2327
5507 TK Veldhoven NL
+3140-2542823
Endereço de correio electrónico: info@ivol.nl
Número da Câmara de Comércio: 17097673
Número de identificação IVA: NL805841131B01
Artigo 3 - Aplicabilidade
- Estes termos e condições gerais aplicam-se a todas as ofertas feitas pelo empresário e a todos os contratos à distância celebrados entre o empresário e os consumidores.
- Antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais será posto à disposição do consumidor. Se tal não for razoavelmente possível, antes da celebração do contrato à distância, o comerciante indicará de que forma os termos e condições gerais podem ser inspeccionados nas instalações do comerciante e que, a pedido do consumidor, serão enviados gratuitamente o mais rapidamente possível.
- Se o contrato à distância for celebrado por via electrónica, não obstante o parágrafo anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais pode ser posto à disposição do consumidor por via electrónica, de modo a poder ser facilmente armazenado pelo consumidor num suporte de dados duradouro. Se tal não for razoavelmente possível, antes da celebração do contrato à distância, será indicado onde os termos e condições gerais podem ser inspeccionados electronicamente e que serão enviados por via electrónica ou gratuitamente, a pedido do consumidor.
- No caso de se aplicarem condições específicas de produto ou serviço para além destas condições gerais, aplicam-se mutatis mutandis os segundo e terceiro parágrafos e, em caso de condições contraditórias, o consumidor pode sempre recorrer à disposição aplicável que lhe seja mais favorável.
Artigo 4 - A oferta
- Se uma oferta tiver um período de validade limitado ou for feita sujeita a condições, isto será expressamente declarado na oferta.
- A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos, conteúdos digitais e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para permitir uma avaliação adequada da oferta por parte do consumidor. Se o empresário utilizar imagens, estas são uma representação verdadeira dos produtos, serviços e/ou conteúdos digitais oferecidos. Erros óbvios ou erros óbvios na oferta não vinculam o empresário.
- Cada oferta contém tal informação que é claro para o consumidor quais os direitos e obrigações que estão ligados à aceitação da oferta.
Artigo 5 - O acordo
- Sob reserva do disposto no parágrafo 4, o acordo é celebrado no momento em que o consumidor aceita a oferta e preenche as condições aí estabelecidas.
- Se o consumidor tiver aceite a oferta por via electrónica, o comerciante confirmará imediatamente a recepção da aceitação da oferta por via electrónica. Desde que a recepção desta aceitação não tenha sido confirmada pelo empresário, o consumidor pode dissolver o acordo.
- Se o acordo for celebrado electronicamente, o empresário deve tomar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger a transferência electrónica de dados e assegurar um ambiente web seguro. Se o consumidor puder pagar electronicamente, o empresário observará as medidas de segurança adequadas.
- O empresário pode - dentro dos quadros legais - investigar se o consumidor pode cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como todos os factos e factores importantes para uma conclusão responsável do acordo à distância. Se, com base nesta investigação, o empresário tiver bons motivos para não celebrar o acordo, tem o direito de recusar uma encomenda ou pedido ou de anexar condições especiais à execução, apresentando simultaneamente as razões.
- O comerciante enviará ao consumidor as seguintes informações, por escrito ou de forma a que possam ser armazenadas pelo consumidor de forma acessível num suporte de dados duradouro, o mais tardar aquando da entrega do produto, serviço ou conteúdo digital:
a. o endereço de visita do estabelecimento do comerciante ao qual o consumidor pode dirigir as queixas
b. as condições e a forma como o consumidor pode exercer o direito de retractação, ou uma declaração clara sobre a exclusão do direito de retractação
c. as informações sobre garantias e serviços pós-venda existentes
d. o preço incluindo todos os impostos do produto, serviço ou conteúdo digital; quando aplicável, o custo de entrega; e o método de pagamento, entrega ou execução do contrato à distância
e. os requisitos para rescisão do contrato se o contrato tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indeterminada
f. se o consumidor tem direito de retractação, o modelo de formulário de retractação
- No caso de uma transacção de duração, a disposição do parágrafo anterior aplica-se apenas à primeira entrega.
Artigo 6 - Direito de retractação
Por produtos:
- O consumidor pode dissolver um acordo relativo à compra de um produto durante um período de reflexão de pelo menos 14 dias sem apresentar razões. O comerciante pode perguntar ao consumidor sobre o motivo da rescisão, mas não pode obrigar o consumidor a dar o(s) seu(s) motivo(s).
- O período de reflexão referido no n.º 1 começa no dia seguinte à recepção do produto pelo consumidor, ou por um terceiro designado antecipadamente pelo consumidor, que não seja o transportador, ou ainda por um terceiro designado antecipadamente pelo consumidor, que não seja o transportador:
- se o consumidor tiver encomendado vários produtos numa encomenda: o dia em que o consumidor, ou um terceiro indicado pelo consumidor, recebeu o último produto. O comerciante pode, desde que tenha informado claramente o consumidor antes do processo de encomenda, recusar uma encomenda de vários produtos com prazos de entrega diferentes.
- se a entrega de um produto consistir em várias remessas ou partes: o dia em que o consumidor, ou um terceiro por ele designado, recebeu a última remessa ou parte;
- para contratos de entrega regular de produtos durante um determinado período: o dia em que o consumidor, ou um terceiro por ele designado, recebeu o primeiro produto.
No caso de serviços e conteúdos digitais não fornecidos num meio tangível:
- O consumidor pode rescindir um contrato de serviço e um contrato de fornecimento de conteúdo digital não fornecido em suporte material durante pelo menos 14 dias sem indicar qualquer motivo. O comerciante pode perguntar ao consumidor sobre o motivo da rescisão, mas não pode obrigar o consumidor a dar o(s) seu(s) motivo(s).
- O período de reflexão referido no parágrafo 3 começa no dia seguinte à celebração do acordo.
Período de reflexão alargado para produtos, serviços e conteúdos digitais não fornecidos num suporte tangível em caso de falta de informação sobre o direito de retractação:
- Se o comerciante não tiver fornecido ao consumidor as informações legalmente exigidas sobre o direito de retractação ou o modelo de formulário de retractação, o período de reflexão expira 12 meses após o fim do período de reflexão original determinado em conformidade com os parágrafos anteriores deste artigo.
- Se o comerciante tiver fornecido ao consumidor as informações referidas no parágrafo anterior no prazo de 12 meses a contar da data efectiva do período de reflexão original, o período de reflexão expira 14 dias após o dia em que o consumidor recebeu essas informações.
Artigo 7 - Obrigações do consumidor durante o período de reflexão
- Durante o período de arrefecimento, o consumidor tratará o produto e a sua embalagem com cuidado. Só desembalará ou utilizará o produto na medida necessária para estabelecer a natureza, características e funcionamento do produto. O princípio básico aqui é que o consumidor só pode manusear e inspeccionar o produto como lhe seria permitido fazer numa loja.
- O consumidor só é responsável pela depreciação do produto resultante de uma forma de manipulação do produto que vá além do permitido no parágrafo 1.
- O consumidor não é responsável pela depreciação do produto se o comerciante não lhe tiver fornecido todas as informações legalmente exigidas sobre o direito de rescisão antes ou aquando da celebração do contrato.
Artigo 8 - Exercício do direito de retractação pelo consumidor e respectivos custos
- Se o consumidor exercer o seu direito de resolução, deve notificar o comerciante dentro do prazo de resolução, utilizando o modelo de formulário de resolução ou de outra forma inequívoca.
- Logo que possível, mas no prazo de 14 dias a partir do dia seguinte à notificação referida no parágrafo 1, o consumidor devolve o produto, ou entrega-o (a um representante autorizado do) empresário. Isto não é necessário se o empresário se tiver oferecido para ir buscar o produto ele próprio. O consumidor observou o período de devolução em qualquer caso, se devolver o produto antes de o período de reflexão ter expirado.
- O consumidor devolverá o produto com todos os acessórios entregues, se razoavelmente possível no seu estado original e embalagem, e de acordo com as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo operador.
- O risco e o ónus da prova para o exercício correcto e atempado do direito de retractação recai sobre o consumidor.
- O consumidor suporta os custos directos da devolução do produto. Se o comerciante não tiver indicado que o consumidor deve suportar estes custos ou se o comerciante indicar que o próprio consumidor deve suportar os custos, o consumidor não tem de suportar os custos de devolução.
- Se o consumidor se retirar após ter solicitado expressamente que a execução do serviço ou o fornecimento de gás, água ou electricidade não preparado para venda num volume limitado ou em determinada quantidade se inicie durante o período de retirada, o consumidor deve ao comerciante um montante proporcional à parte do compromisso cumprido pelo comerciante no momento da retirada, em comparação com o cumprimento integral do compromisso.
- O consumidor não suporta quaisquer custos de prestação de serviços ou de fornecimento de água, gás ou electricidade, que não estejam prontos para venda em volume ou quantidade limitados, ou de fornecimento de aquecimento urbano, se:
- o comerciante não forneceu ao consumidor as informações legalmente exigidas sobre o direito de resolução, o reembolso dos custos no momento da resolução ou o modelo de formulário de resolução, ou;
- o consumidor não solicitou expressamente o início da execução do serviço ou fornecimento de gás, água, electricidade ou aquecimento urbano durante o período de arrefecimento.
- O consumidor não suporta qualquer custo pela entrega total ou parcial de conteúdos digitais não entregues num meio tangível, se:
- não concordou expressamente, antes da sua entrega, em iniciar a execução do contrato antes do fim do período de reflexão;
- não tiver reconhecido a perda do seu direito de retractação ao dar o seu consentimento; ou
- o empresário não conseguiu confirmar esta declaração do consumidor.
- Se o consumidor exercer o seu direito de rescisão, todos os contratos adicionais serão rescindidos por aplicação da lei.
Artigo 9 - Obrigações do empresário em caso de retirada
- Se o comerciante permitir a notificação de rescisão por meios electrónicos ao consumidor, este deverá enviar um aviso de recepção sem demora após a recepção desta notificação.
- O operador reembolsa todos os pagamentos efectuados pelo consumidor, incluindo quaisquer custos de entrega cobrados pelo operador pelo produto devolvido, imediatamente mas no prazo de 14 dias após o dia em que o consumidor o notifica da retirada. A menos que o empresário se ofereça para levantar ele próprio o produto, pode esperar com o reembolso até ter recebido o produto ou até o consumidor provar que devolveu o produto, consoante o que ocorrer primeiro.
- Para o reembolso, o comerciante utilizará os mesmos meios de pagamento que o consumidor utilizou, a menos que o consumidor concorde com outro método. O reembolso é gratuito para o consumidor.
- Se o consumidor tiver escolhido um método de entrega mais caro do que o mais barato, o comerciante não tem de reembolsar os custos adicionais pelo método mais caro.
Artigo 10 - Exclusão do direito de retractação
O comerciante pode excluir do direito de resolução os seguintes produtos e serviços, mas apenas se o comerciante o declarar claramente ao fazer a oferta, ou pelo menos em tempo útil antes da celebração do contrato:
- Produtos ou serviços cujo preço está sujeito a flutuações no mercado financeiro sobre os quais o empresário não tem qualquer influência e que podem ocorrer durante o período de retirada
- Contratos celebrados durante um leilão público. Um leilão público significa um método de venda em que produtos, conteúdo digital e/ou serviços são oferecidos pelo operador aos consumidores que assistem ou têm a oportunidade de assistir pessoalmente ao leilão, sob a direcção de um leiloeiro, e onde o licitante vencedor é obrigado a comprar os produtos, conteúdo digital e/ou serviços;
- Contratos de serviço, após a execução completa do serviço, mas apenas se:
- a representação começou com o consentimento prévio expresso do consumidor; e
- o consumidor declarou que perde o seu direito de rescisão quando o comerciante tiver executado integralmente o contrato;
- Contratos de serviços para o fornecimento de alojamento, se o contrato previr uma data ou período específico de execução e não para fins residenciais, transporte de mercadorias, serviços de aluguer de automóveis e restauração;
- Contratos relativos a actividades de lazer, caso o contrato preveja uma data ou período específico de execução do mesmo;
- Produtos fabricados segundo as especificações dos consumidores, que não são pré-fabricados e são fabricados com base numa escolha individual ou decisão do consumidor, ou são claramente destinados a uma pessoa específica;
- Produtos que se estragam rapidamente ou têm uma vida útil limitada;
- Produtos selados que não são adequados para devolução por razões de protecção sanitária ou higiene e cujo selo tenha sido quebrado após a entrega;
- Produtos que, após a entrega, são pela sua natureza irrevogavelmente misturados com outros produtos;
- Bebidas alcoólicas cujo preço foi acordado no momento da celebração do contrato, mas cuja entrega só pode ter lugar após 30 dias, e cujo valor real depende das flutuações do mercado sobre o qual o empresário não tem qualquer influência;
- Gravações de áudio, vídeo e software informático selados, cujo selo foi quebrado após a entrega;
- Jornais, revistas ou periódicos, excluindo as assinaturas dos mesmos;
- O fornecimento de conteúdo digital que não seja num meio tangível, mas apenas se:
- a representação começou com o consentimento prévio expresso do consumidor; e
- o consumidor declarou que perde assim o seu direito de retractação.
Artigo 11 - O preço
- Durante o período de validade indicado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, excepto no caso de alterações de preços devido a alterações nas taxas de IVA.
- Ao contrário do parágrafo anterior, o Empresário pode oferecer produtos ou serviços cujos preços estão sujeitos a flutuações no mercado financeiro que estão fora do controlo do Empresário, com preços variáveis. Esta ligação às flutuações e ao facto de quaisquer preços declarados serem preços-objectivo deve ser declarada com a oferta.
- Os aumentos de preços dentro de 3 meses após a conclusão do acordo só são permitidos se resultarem de regulamentos ou disposições legais.
- Os aumentos de preço a partir de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se o empresário o tiver estipulado e
a. resultam de regulamentos ou disposições estatutárias; ou
b. o consumidor está autorizado a rescindir o acordo a partir do dia em que o aumento de preço entrar em vigor.
- Os preços mencionados na oferta de produtos ou serviços incluem o IVA.
Artigo 12 - Cumprimento do acordo e garantia adicional
- O comerciante garante que os produtos e/ou serviços estão em conformidade com o contrato, as especificações indicadas na oferta, os requisitos razoáveis de solidez e/ou usabilidade e as disposições legais e/ou regulamentos governamentais em vigor na data de celebração do contrato. Se acordado, o empresário também garante que o produto é adequado para uma utilização diferente da normal.
- Uma garantia adicional fornecida pelo empresário, seu fornecedor, fabricante ou importador nunca limita os direitos legais e alega que o consumidor pode fazer valer contra o empresário com base no acordo se o empresário não cumprir a sua parte do acordo.
- Garantia adicional significa qualquer compromisso do comerciante, do seu fornecedor, importador ou produtor em que este concede ao consumidor certos direitos ou reivindicações que vão para além do que o consumidor é legalmente obrigado a fazer no caso de não cumprir a sua parte do acordo.
Artigo 13 - Entrega e execução
- O empresário terá o maior cuidado possível ao receber e executar encomendas de produtos e ao avaliar pedidos para a prestação de serviços.
- O local de entrega é o endereço que o consumidor deu a conhecer ao empresário. Entrega normal, é o limiar de entrega.
- Sob reserva do disposto no artigo 4 destes termos e condições gerais, o empresário deve executar as encomendas aceites rapidamente, mas o mais tardar no prazo de 30 dias, a menos que outro prazo de entrega tenha sido acordado. Se a entrega for atrasada, ou se uma encomenda não puder ou só puder ser parcialmente executada, o consumidor será informado do facto no prazo máximo de 30 dias após a encomenda ter sido efectuada. Nesse caso, o consumidor tem o direito de dissolver o acordo sem custos e o direito a possíveis danos.
- Após a dissolução em conformidade com o parágrafo anterior, o empresário reembolsará sem demora o montante pago pelo consumidor.
- O risco de dano e/ou perda dos produtos recai sobre o empresário até ao momento da entrega ao consumidor ou a um representante previamente designado e dado a conhecer ao empresário, salvo acordo explícito em contrário.
- Os danos nos bens recebidos devem ser comunicados ao empresário no prazo de 48 horas após a sua recepção pelo consumidor.
Artigo 14 - Transacções de duração: duração, rescisão e renovação
Rescisão:
- O consumidor pode rescindir um contrato sem termo celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços em qualquer altura, sujeito às regras de rescisão acordadas e a um período de pré-aviso não superior a um mês.
- O consumidor pode rescindir um contrato a termo certo celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços em qualquer altura no final do termo certo, sujeito às regras de rescisão acordadas e a um período de pré-aviso não superior a um mês.
- O consumidor pode alterar os acordos mencionados nos parágrafos anteriores:
- terminar em qualquer altura e não se limitar à cessação num determinado momento ou período;
- pelo menos terminá-los da mesma forma que ele os contratou;
- terminar sempre com o mesmo prazo de pré-aviso que o empresário estipulou para si próprio.
Extensão:
- Um acordo celebrado por um período de tempo definido e que se estenda ao fornecimento regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços não pode ser tacitamente prorrogado ou renovado por um período de tempo definido.
- Não obstante o parágrafo anterior, um contrato a prazo fixo que tenha sido celebrado para a entrega regular de jornais e revistas diários ou semanais pode ser tacitamente renovado por um prazo fixo não superior a três meses, se o consumidor puder rescindir este contrato renovado no final da renovação com um período de pré-aviso não superior a um mês.
- Um contrato a prazo que tenha sido celebrado para a entrega regular de produtos ou serviços só pode ser tacitamente renovado por um período de tempo indefinido se o consumidor puder rescindir o contrato a qualquer momento com um prazo de pré-aviso não superior a um mês. O prazo de pré-aviso não pode exceder três meses se o contrato se destinar à entrega regular de jornais ou revistas diários ou semanais, mas menos de uma vez por mês.
- Um contrato a prazo fixo para o fornecimento regular de jornais e revistas diários ou semanais a título de introdução (assinatura experimental ou introdutória) não é tacitamente continuado e termina automaticamente no final do período experimental ou introdutório.
Duração:
- Se um contrato tiver uma duração superior a um ano, após um ano o consumidor pode rescindir o contrato em qualquer altura com um período de pré-aviso não superior a um mês, a menos que a razoabilidade e a equidade se oponham à rescisão antes do fim da duração acordada.
Artigo 15 - Pagamento
- Salvo disposição em contrário no contrato ou condições adicionais, os montantes devidos pelo consumidor devem ser pagos no prazo de 14 dias após o início do período de reflexão, ou, na ausência de um período de reflexão, no prazo de 14 dias após a celebração do contrato. No caso de um contrato de prestação de um serviço, este prazo começa a correr no dia seguinte à recepção da confirmação do contrato por parte do consumidor.
- Ao vender produtos aos consumidores, os termos e condições gerais nunca poderão obrigar o consumidor a fazer um pagamento adiantado de mais de 50%. Quando é estipulado o pagamento adiantado, o consumidor não pode fazer valer quaisquer direitos relativamente à execução da encomenda ou serviço(s) em questão antes de o pagamento adiantado estipulado ter sido efectuado.
- O consumidor tem o dever de comunicar imediatamente as imprecisões nos detalhes de pagamento fornecidos ou mencionados ao empresário.
- Se o consumidor não cumprir atempadamente a(s) sua(s) obrigação(ões) de pagamento, após ter sido informado pelo empresário do atraso de pagamento e este ter concedido ao consumidor um período de 14 dias para ainda cumprir as suas obrigações de pagamento, após o não pagamento dentro deste período de 14 dias, é devido o juro legal sobre o montante devido e o empresário tem o direito de cobrar os custos de cobrança extrajudicial em que incorreu. Estes custos de cobrança ascendem a um máximo de: 15% sobre os montantes pendentes até 2.500 euros; 10% sobre os próximos 2.500 euros e 5% sobre os próximos 5.000 euros, com um mínimo de 40 euros. O proprietário pode desviar-se dos montantes e percentagens mencionados em benefício do consumidor.
Artigo 16 - Retenção do título
1. Todos os artigos entregues pelo Utilizador no âmbito do contrato permanecem propriedade do Utilizador até que a Outra Parte tenha cumprido devidamente todas as obrigações decorrentes do(s) contrato(s) celebrado(s) com o Utilizador.
2. Os artigos entregues pelo Utilizador, sujeitos a retenção de propriedade nos termos do parágrafo 1, não podem ser revendidos e nunca podem ser utilizados como meio de pagamento. A Outra Parte não está autorizada a penhorar ou onerar de qualquer outra forma os artigos abrangidos pela reserva de propriedade.
3. A Outra Parte deve sempre fazer tudo o que se possa razoavelmente esperar dele para assegurar os direitos de propriedade do Utilizador.
4. Se terceiros apreenderem os artigos entregues sob reserva de propriedade ou desejarem estabelecer ou fazer valer direitos sobre eles, a Outra Parte será obrigada a informar imediatamente o Utilizador do facto.
5. A Outra Parte compromete-se a segurar e manter segurados os artigos entregues sob reserva de propriedade contra incêndio, explosão e danos causados pela água e contra roubo e a submeter a apólice deste seguro ao Utilizador para inspecção a pedido. No caso de qualquer pagamento de seguro, o Utilizador terá direito a este dinheiro. Na medida do necessário, a Outra Parte compromete-se perante o Utilizador a cooperar em tudo o que possa ser necessário ou desejável nesse contexto.
Caso o Utilizador deseje exercer os seus direitos de propriedade indicados neste artigo, a Outra Parte dá previamente autorização incondicional e irrevogável ao Utilizador e a terceiros a designar pelo Utilizador para entrar em todos os locais onde se encontrem os bens do Utilizador e para aceitar de volta esses bens
Artigo 17 - Procedimento de queixa
- O empresário tem um procedimento de reclamação suficientemente publicitado e trata a reclamação em conformidade com este procedimento de reclamação.
- As reclamações sobre a execução do contrato devem ser apresentadas ao operador na íntegra e claramente descritas num prazo razoável após o consumidor ter encontrado os defeitos.
- As queixas apresentadas ao empresário serão respondidas no prazo de 14 dias a partir da data da sua recepção. Se uma reclamação exigir um tempo de processamento previsivelmente mais longo, o empresário responderá no prazo de 14 dias com um aviso de recepção e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.
- Uma reclamação sobre um produto, serviço ou serviço do empresário pode também ser apresentada através de um formulário de reclamação na página do consumidor do website da Stichting Webshop Keurmerk (http://keurmerk.info/Home/MisbruikOfKlacht) A reclamação é então enviada tanto ao empresário em questão como à Stichting Webshop Keurmerk.
- Se a queixa não puder ser resolvida por acordo mútuo dentro de um prazo razoável ou dentro de 3 meses após a apresentação da queixa, surge uma disputa susceptível de resolução de disputa.
Artigo 18 - Litígios
- Os contratos entre o empresário e o consumidor a que estes termos e condições gerais se referem são exclusivamente regidos pela lei holandesa.
- Os litígios entre o Consumidor e o Empresário sobre a formação ou a execução de contratos relacionados com produtos e serviços a serem entregues ou que tenham sido entregues por este Empresário podem ser submetidos tanto pelo Consumidor como pelo Empresário à Geschillencommissie Webshop, Postbus 90600, 2509 LP em Haia (www.sgc.nl) com a devida observância das disposições a seguir enunciadas.
- Um litígio só será considerado pelo Comité de Litígios se o consumidor tiver apresentado a sua reclamação ao empresário num prazo razoável.
- O mais tardar 1 ano após o surgimento da disputa, a disputa deve ser submetida por escrito ao Comité de Litígios.
- Se o consumidor desejar submeter um litígio à Comissão de Litígios, o empresário está vinculado a esta escolha. Quando o empresário o pretender fazer, o consumidor terá de expressar por escrito no prazo de cinco semanas após um pedido escrito feito pelo empresário, se assim o deseja ou se pretende que o litígio seja tratado pelo tribunal competente. Se o empresário não ouvir a escolha do consumidor dentro do período de cinco semanas, o empresário tem o direito de submeter o litígio ao tribunal competente.
- O Comité de Litígios decidirá nas condições estabelecidas no regulamento do Comité de Litígios (http://www.degeschillencommissie.nl/over-ons/de-commissies/2701/webshop). As decisões da Comissão de Litígios são tomadas através de pareceres vinculativos.
- A Comissão de Litígios não tratará de um litígio ou interromperá os seus procedimentos se ao empresário tiver sido concedida uma suspensão de pagamentos, falir ou tiver efectivamente terminado as suas actividades comerciais, antes de um litígio ter sido tratado pela comissão na sessão e uma decisão final ter sido emitida.
- Se, para além da Geschillencommissie Webshop, outro comité de litígios reconhecido ou filiado na Stichting Geschillencommissies voor Consumentenzaken (SGC) ou no Klachteninstituut Financiële Dienstverlening (Kifid) for competente, a Geschillencommissie Stichting Webshop Keurmerk terá preferência sobre a Geschillencommissie Webshop Keurmerk para litígios principalmente relativos ao método de venda à distância ou prestação de serviços. Para todas as outras disputas, o outro comité de disputas reconhecido pela SGC ou afiliado a Kifid.
- Para mais informações sobre resolução de litígios em linha, por favor visite https://ec.europa.eu/consumers/odr/
Artigo 19 - Garantia da indústria
- Webshop Keurmerk garante o cumprimento do parecer vinculativo do Comité de Litígios Stichting Webshop Keurmerk pelos seus membros, a menos que o membro decida submeter o parecer vinculativo ao tribunal para revisão no prazo de dois meses após o envio do parecer vinculativo. Esta garantia é renovada se o parecer vinculativo for confirmado após revisão pelo tribunal e a sentença a partir da qual este parecer se tornou definitiva. Até um montante de 10.000,- euros por parecer vinculativo, este montante será pago ao consumidor pela Webshop Keurmerk. Para montantes superiores a 10.000,- por parecer vinculativo, serão pagos 10.000,- por parecer vinculativo. Para o excesso, a Webshop Keurmerk tem uma obrigação de melhores esforços para assegurar que o membro cumpre com o parecer vinculativo.
- A aplicação desta garantia exige que o consumidor faça um apelo escrito à Stichting Webshop Keurmerk e transfira o seu crédito sobre o empresário para a Stichting Webshop Keurmerk. Se a reclamação sobre o Empresário exceder 10.000,- euros, o Consumidor será oferecido para transferir a sua reclamação na medida em que exceda o montante de 10.000,- para a Stichting Webshop Keurmerk, que, em seu próprio nome e custas, reclamará o seu pagamento em tribunal para satisfazer o Consumidor.
Artigo 20 - Disposições adicionais ou diferentes
Disposições adicionais ou que se afastem destes termos e condições gerais não podem prejudicar o consumidor e devem ser registadas por escrito ou de forma a poderem ser armazenadas pelo consumidor, de forma acessível, num suporte de dados duradouro.
Artigo 21 - Alterações aos Termos e Condições Gerais da Stichting Webshop Keurmerk
- A Stichting Webshop Keurmerk não alterará estes Termos e Condições Gerais a não ser em consulta com a Associação de Consumidores.
- As alterações a estes termos e condições só produzirão efeitos depois de terem sido publicadas de forma adequada, entendendo-se que, em caso de alterações aplicáveis durante o prazo de uma oferta, prevalecerá a disposição mais favorável ao consumidor.
Endereço Stichting Webshop Keurmerk:
Willemsparkweg 193, 1071 HA Amsterdam
Última alteração 01-06-2014